A origem do Bairro Alcântara (São Gonçalo -RJ)

Praça Carlos Gianelli década de 60 do século XX

A origem do bairro do Alcântara está ligado diretamente a figura de João Gonçalves de Menezes, Comerciante de tabaco no Rio de Janeiro. O comerciante e fazendeiro estabeleceu-se na localidade que hoje é o bairro em fins do século XIX. Suas terras abrigavam a estação de trem Alcântara que cortava a região, por onde a maior parte de sua produção rural era escoada em direção à capital da província.
O bairro em si surgiu na década de 40 com o desmembramento da Fazenda de João Gonçalves de Menezes, junto à estação de trem, e se desenvolveu no cruzamento da rodovia estadual RJ-104, com o antigo traçado da Estrada Geral, que por sua vez fazia a ligação das antigas fazendas do extremo oeste do município, que ficavam nos atuais bairros do Pacheco e Santa Izabel à sua sede do Centro, bem como aos antigos portos de São Gonçalo.

Hoje o bairro é considerado um dos mais desenvolvidos do município, ainda que tenha problemas relacionados ao seu crescimento desordenado, conta com boa gama de serviços tais quais mercados, bancos, hospitais, shoppings e uma boa rede de transportes. Em homenagem à Família que deu origem ao bairro do Alcântara, hoje se encontra a Estrada dos Menezes, que se localiza entre os bairros de Alcântara e Mutondo.

Sobre o Autor:

Luciano Campos Tardock Luciano Campos Tardock é colaborador do Blog Tafulhar e coordenador do Memória de São Gonçalo. Formado em História pela Universidade Salgado de Oliveira, Especialista em História Moderna pela UFF e Mestre em História do Brasil também pela Universidade Salgado de Oliveira.